Meninos brasileiros, pequenos cidadãos

"A Educação não muda o mundo.
 Educação muda as pessoas. 
Pessoas mudam o mundo".
Paulo Freire 



A palavra ‘’política’’ está ligada ao povo. Quem escolhe ser político escolhe cuidar da sociedade.                                              
Bruna Colicchio, 5º Ano.






Ser um político é amar e cuidar do povo, não é só prometer, é cumprir com o que fala, é cuidar de todos.
 Samuel Carlos, 5º Ano.












Ser político é uma escolha de vida, um chamado de amor. Ser político é ser uma pessoa digna que cuida do povo, que deixa seus interesses de lado e se preocupa com o outro. Quem escolhe ser político escolhe cuidar dos corações das pessoas. Fizemos uma visita ao Congresso Nacional e lá, vimos muitos políticos. Eles estavam arrumados e falavam muito ao telefone. 


Bernardo Castro, 5º Ano.





A palavra política está ligada a palavra nobreza, cuidado. Um político escolhe juntar seu coração com o coração de todos. Fizemos uma visita ao Congresso Nacional e vimos alguns políticos de perto, mas eles só falam, mas não fazem.


João Pedro Fleury, 5º Ano.






Um político é uma pessoa que precisa ter olhar atento e sensível para o outro, e ele faz isso com mais facilidade se tiver vocação. Quando alguém escolhe ser político, escolhe cuidar e fazer o bem para uma nação inteira. No Congresso Nacional vimos vários políticos, todos elegantes e bem arrumados, mas o que isso adianta se eles não têm vocação nenhuma com seu trabalho? Se tudo isso fosse diferente, o Brasil seria bem melhor. 

Hélio Henrique, 5º Ano.












Ser político é ter amor ao povo, porque esse é seu trabalho. Quem escolhe ser político, escolhe cuidar da humanidade. Nós do 5º ano, fomos à Brasília e fizemos uma manifestação no gramado, em frente ao Congresso Nacional. Inventamos um gritinho assim: ‘’Corrupção Fora, Corrupção Não! Quem gosta de corrupção só pode ser ladrão!’’ 

Felipe Campos, 5º Ano.







Político é uma palavra associada à honestidade, paciência, vocação, cuidado e proteção, porém hoje em dia a palavra político está ligada a roubo, prostituição e sacanagem. 


Clara Oliveira, 5º Ano.















Atualmente os políticos não ligam para o povo e só pensam em si mesmos.
 Matheus de Sena, 5º Ano.



Fizemos um pequeno protesto para sentirmos como é exercer a cidadania, foi incrível! É importante despertar nos jovens a vocação política. Se no futuro tivermos políticos por vocação tudo será diferente: as pessoas serão cuidadas, respeitadas e bem mais felizes. Pessoas satisfeitas não matam, não roubam e nem machucam...
Sara Custódio, 5º Ano






Vocação é diferente de profissão, porque vocação é quando você faz por amor e profissão é quando você faz por dinheiro. É muito importante despertar nos jovens a vocação política.

João Pedro Borges, 5º Ano.









Um político faz da cidade um jardim, não um jardim privado de sua casa, porque se você está no seu jardim privado é tudo lindo, mas quando você sai se depara com um deserto sem fim.


Júlia Dias, 5º Ano.







.
























Vocação política é um chamado interno de amor. Um político por vocação é nobre, porque deixa de cuidar de seus interesses para cuidar dos interesses dos outros. O olhar de político necessita de sensibilidade e leitura de mundo.

Marina Cassiano, 5º Ano.









A palavra político tem que estar ligada a palavra paciência, mas os políticos só pensam em minutos.

Eduardo Barcellos, 5º Ano.







Queremos uma sociedade de paz, de amor, mais tranquila, onde as pessoas vão ter mais tempo com as outras, fazendo amizades...onde os pais ao chegarem do trabalho, possam demonstrar mais afeto aos filhos. Queremos mais alegria na sociedade inteira!
André Luiz, 5º Ano







Foi bonito... Um dia alegre em torno da construção da nossa consciência política. Estamos aprendendo a exercer com responsabilidade a nossa cidadania. 

Professora Bárbara Sant`Anna.


















A palavra política está ligada ao amor pelo mundo. O político é a voz do povo. Quem escolhe ser político escolhe o outro. No Congresso Nacional, os políticos estavam de terno, com roupas formais, mas pareciam sujos. Por isso fizemos um pequeno protesto e eu usei minha máscara do ‘’Anonymus’’. Anonymus é um símbolo de uma revolta do povo contra o governo inglês, que faz parte da história da Inglaterra. 
Eduardo Hannum, 5º Ano.











Fotos: Professora Bárbara Sant`Anna 
Texto:  fragmentos de textos dos alunos do 5º ano. 

Postagens mais visitadas