XIV FESTA DE CULTURA POPULAR

"Ao lado da literatura,
 do pensamento intelectual letrado, 
correm as águas paralelas, 
solitárias e poderosas da memória
 e da imaginação popular"





Uma vez por ano acontece em nossa escola a
Festa de Cultura Popular!!!
Heloisa, 2º Ano A.



Vivemos em uma terra muito rica, temos sangue forte e temos que comemorar essas belezas!

João Pedro Calassa,  4º Ano A.



Festa impecável, crianças entregues, cantando, dançando com todo o coração no palco. Tudo isso só foi possível graças ao pleno envolvimento dos professores acolhedores. Nas pessoas dos professores Danilo, Gabriela e Ingrid, parabenizo todos os professores e colaboradores da Escola Espaço Criativo!!! A festa foi toda amor!!!
Amor da Escola, das crianças...

Daniela Franco, mãe da Bruna e do Rafael.



É preciso viver e sentir a alma brasileira!

Camila Borges, 3º Ano A.



Foi divertido, bonito e rico: catira, samba de roda, xaxado, boi de Parintins, quadrilha e ciranda. A noite estava linda, estrelas e fogos de artifícios. Tudo foi muito, muito bonito!

Liz, 2º Ano A.


Muito legal... As crianças amaram... Festa lindaaaa... Amei e o coração foi só emoção!
Glenda Serradela, mãe do Lucas e da Júlia.






Vivemos muita cultura brasileira para eu me lembrar no futuro...
João Pedro Santos, 4º Ano A.




Emocionante! Festa rica de cultura, poesia e alegria! Parabéns a todos do Espaço Criativo!

Gabriela Porta Catinni, mãe do Henrique e da Heloisa.




A alma brasileira é única!
Maria Eduarda, 3º Ano A.




A cada ano que passa fica melhor a Festa de Cultura Popular!

João Luiz,  2º Ano A.


O português é um idioma bem rico!

Yuri, 4º Ano A.



Festa linda, alegria, sensibilidade, pesquisa, música e criança!
Isabella Castro, mão do Davi e do Bernardo.





Ariano Suassuna valoriza a cultura brasileira e defende nossa identidade nacional.

Rafael Bernardes,  4º Ano A.



Ariano Suassuna é muito engraçado, ele faz todo mundo rir.
Ana Júlia, 4º Ano A.


A festa foi muito bonita, emocionante!

Arthur,  2º Ano A.


Eu gosto do meu país porque ele é divertido, interessante e muito diferente. Ariano Suassuna fala sobre isso, faz poesia a partir do povo e para o povo.

Ana Luiza Bernardes, 3º Ano A.


A escola ficou cheia de flores coloridas!

Júlia, 2º Ano A.



Temos um jeito especial, somos únicos!
Henrique, 3º Ano A.




Eu amo a minha escola porque nela aprendo a ser brasileira!

Ana Luiza, 4º Ano A.



Nesta festa multicolorida aprendemos a dançar diferentes danças da nossa cultura.

Anna Júlia, 2º Ano A.


Ariano Suassuna diz a beleza do Brasil, fala da nossa linda cultura, da nossa língua e da nossa capacidade de expressão da alegria!
Marina, 5º Ano A.




Eu gosto do mês de junho porque tem muitas comemorações, danças e comidas típicas. Eu vivi uma noite florida na minha escola. Tudo foi muito bonito. Eu fiquei muito feliz porque realizei o meu sonho!

Rhayca, 2º Ano A.


Ariano Suassuna sente, entende e escreve o ser brasileiro...

Anne, 3º Ano A.


Me preocupo com a minha brasilidade porque se não, vou parecer de outro país!
Amana, 4º Ano A.





Somos um país colorido, alegre e divertido. Quero ser uma brasileira viva!
Letícia Borges, 3º Ano A.




O nosso Brasil é lindo! Somos alegres, temos sorrisos e risadas que não dão pra segurar!
Isabeli, 3º Ano A.



Uma noite para lembrar e relembrar! Bonito de se ver!  O Davi e a Julia gostaram demais!

Janiara Marafon, mãe da Julia e do Davi.


Ariano Suassuna traz a fantasia do povo para o mundo. Ele adora rir e é por isso que gosta de palhaço. Ariano traz a alegria e o riso para a sua platéia!
Hélio Henrique, 5º Ano A.




Sei sobre minha raízes. Saber sobre o nosso povo é importante porque é a nossa cultura, e eu me encontro dentro dela.
André, 3º Ano A.




O povo brasileiro é muito criativo!
Júlia Dias, 5º Ano A.




Eu me vejo dentro da minha brasilidade!
João Pedro Borges, 5º Ano A.



















O Ariano Suassuna diz que o português é a língua mais linda e musical do mundo!
Sofia Reis, 4º Ano A.




Linda decoração e apresentações maravilhosas!

Núbia Marques, mãe da Isabela e do Guilherme.


O Arthur sorriu lindo! Ele amou!
Daniela Leão Coimbra, mãe do Arthur e do Miguel.




Nossa cultura é a nossa identidade!
Lucas, 5º Ano A.


Isso é importante porque a gente precisa saber de onde viemos.
Vitor, 4º Ano A.




Que saudade!!! Da escola, das professoras, das festas e principalmente da infância dos nossos filhos!!!
Andrea Brandão, mãe da ex aluna Júlia Montanini.


Nossa língua é bonita porque nela temos garra, força e emoção!

Giovane Paranhos, 3º Ano A.


Comemorar é fazer memória!
Charbel, 4º Ano A.




O  coral cantava as músicas e os brincantes apresentavam as turmas que iam dançar. Achei que essa foi a maior e mais bonita festa que fizemos até hoje!
Ana Luisa, 2º Ano A.



Gostei muito, de muitos momentos! Foi uma festa colorida, alegre e cultural. Eu gostei muito!
André, 2º Ano A.




Acho que nunca devemos parar de aprender nossas origens. Isso é a nossa alma, nosso espírito!
Maria Luiza Araujo, 3º Ano A.



As músicas são puras expressões brasileiras.
Priscila, 3º Ano A.





Parabéns equipe Espaço Criativo! Belíssima festa!
Edivânia Nogueira, amiga da Escola.












A comida que eu mais gostei foi a maçã do amor, o algodão doce e a canjica.
Isabela, 2º Ano A.


Pena que não abriram a pista para os pais! O forró tava bom demais!
Bruna Werneck, pai do Amauá, Amana e Tuyá.






Eu gosto do Ariano Suassuna porque ele tem senso crítico, conta histórias, ama e sabe ser brasileiro! Ele anima meu dia!
Eduardo Hannum, 5º Ano A.


Ser brasileiro sou eu!
Eduardo Barcelos, 5º Ano A.



Como é colorido esse jeito brasileiro!
João Pedro , 5º Ano A.


Eu dancei o samba e a apresentação foi toda alegre!
Murilo Fidelis, 2º Ano A.


A gente dançou Samba de roda e fomos muito aplaudidos!


Maria Clara,  2º Ano A.








Lampião tinha esse nome porque atirava tão rápido que a ponta do fuzil ficava vermelha igual a de um lampião.

Felipe dos Santos, 3º Ano B.


O xaxado é uma dança típica nordestina. Sua origem foi no Cangaço com Lampião e seus companheiros.

Isabela Bonnwart, 3º Ano A.


Virgulino Ferreira, o Lampião, foi o cangaceiro mais famoso do Brasil!
Felipe, 3º Ano A.


Lampião virou cangaceiro bandido depois do assassinato de seus pais.
Gustavo, 3º Ano B.



O Festival de Parintins É uma representação quase que centenária de dois grupos que encenam nas ruas de Parintins o folclore do Boi Bumbá, uma variação do Bumba-meu-boi nordestino.
Felipe, 5º Ano A.



“O bumba-meu-boi” é uma espécie de ópera popular.
Luana, 4º Ano A.



 O Festival de Parintins divulga  a beleza de cultura amazonense.
Bruna, 5º Ano A.



Vamos dançar a força e a fé do Amazonas!
João Gabriel, 4º Ano A.









Como as crianças se divertiram no palco... Algumas fotos conseguiram captar no rosto das crianças momentos de plena alegria!
Carolina Parrode, mãe do Henrique e da Luisa.





No final foi muito legal!  Todo mundo foi para o palco, pulou e cantou. Foi quando vimos os fogos de artifícios.

Bruna, 2º Ano A.



Viver a nossa brasilidade é uma forma de ser feliz!
Ana Beatriz, 4º Ano A.





Fotos: Moekawa Fotografia e Design
Texto: frases de pais e alunos da Escola Espaço Criativo

Postagens mais visitadas