pOESIA NO vARAL

No amor felizmente a riqueza está na doação mútua. 
O que não significa que não haja luta: 
é preciso se doar o direito de receber amor. 
Mas lutar é bom.
Clarice Lispector



Dando continuidade ao Projeto Aldeia, 
o Grêmio Estudantil em parceria com o 4º ano "A", realizou o Brechó "Poesia no Varal", o primeiro bazar de roupas, sapatos, acessórios 
e utensílios domésticos da Escola Espaço Criativo.


O grêmio está se fortalecendo como espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e luta por direitos; 
e nisso tem o incentivo da Escola, pais e comunidade. 


A educação é um dos elementos chave no processo de mudança de mentalidades, hábitos e comportamentos, no sentido de construirmos uma sociedade sustentável.


Todos participaram fazendo circular objetos de forma a ainda torná-los uteis e bons para outros.
Esse ato materializou nossa disposição e preocupação com o consumismo e o impacto que isso provoca na natureza.
(Grêmio Estudantil)


Foi muito gratificante ver as crianças mobilizadas em reutilizarem roupas, sapatos... 
A conscientização para a diminuição do consumo foi um objetivo perseguido e alcançado no Projeto Aldeia.
( Professora Danúbia, 4º ano "A")


Todos nós, que queremos ser felizes, não precisamos ir à shoppings,
precisamos,  na verdade, é de amar e ser amados.
                                                                                                 
                                                                                                          ( Professora Bárbara, 5º ano "A")


Eu achei bem legal a arrumação das roupas no varal! Os prendedores segurando camisetas, vestidos e estrelas, eram pura poesia...
(Helen Fabian, 3º ano "A")



Eu comprei roupinhas de boneca. Gostei muito de poder ter roupas para ela sem ter que comprar em lojas caras.
(Maria Clara, 1º ano"A")


Agora eu tenho um vestido que foi da minha amiga Mariana. Já o usei duas vezes e lembro muito dela quando uso.
(Liz Cruvinel, 1º ano "A")


Agora eu tenho um coturno que foi da Diretora Cristina!
(Murilo, 1º ano "A")


No brechó encontrei uma camisa do Brasil!
A professora Joseni disse que quando viu a blusa, se lembrou de mim. 
E não é que foi eu quem fiquei com ela!
(Harry, 5º ano"A")


Vocês acreditam que consegui no Brechó uma camisa do Real Madri?!
(Gabriel, 5º ano"A")



Com certeza, conseguimos diminuir o consumo de coisas novas e ajudamos, assim, o meio ambiente.
(João Pedro, 4º ano "A")


Mesmo que você não compre nada, você fica feliz porque tudo isso é bom para a natureza!
(Sara, 4º ano"A")


O que não usamos porque crescemos e não serve mais, pode ser bom para outra pessoa
e pode ficar bonito nela!
(João Henrique, 4ºano "A")



Mesmo sem comprar nada eu fiquei feliz porque é ecológico.
(Lucas, 4º ano"A")


Eu achei dois shorts bem bonitos. Cada dia eu uso um e é bom saber que eles foram da minha amiga Ana.
(Ana Luiza, 2º ano "A")


A minha avó sempre vai em Brechós de panelas de ferro. Ela compra e usa na fazenda. A comida dela fica mais gostosa ainda!
(Maria Luiza, 2º ano "A")



Minha mãe gostou dos preços.
(Henrique, 2º ano "A")






Eu achei o Brechó, num primeiro momento, algo sugestivo e inusitado.
Pensei que os meus alunos jamais se interessariam por coisas usadas, acostumados que estão a consumirem em lojas bacanas no shoppings.
Depois percebi o quanto aprendemos. 
Experimentamos a doação e a troca. Foi bonito demais ver professores, pais e principalmente as crianças felizes por terem com eles algo que foi do amigo. 
Realmente, a alegria pode estar em coisas muito, muito simples.
(Professora Beatriz, 2º ano "A")   


Brechó Poesia no Varal - Atividade realizada pelo Grêmio Estudantil (5º ano)
Fotos: Bárbara Sant´Anna

Postagens mais visitadas