Nomes que guardam segredos


Os Deuses tecem nomes
Os nomes mostram em que morada do mundo espiritual cada palavra alma habita.
Os nomes podem vir com o poder do fogo, da terra, da água ou do vento.
podem ganhar as qualidades da neblina, da flor, da madeira, do mel, das folhas verdes,
 dos campos, da pedra.
Os nomes transmitem os temperamentos, os pontos fortes e fracos do ser.
Jecupé. Kaka Werá. Tupá Tenondé:
 A criação do Universo da Terra e do Homem 
segundo a tradição Horla Guarani.

















                         Receita de dizer o nome
            Dizer o nome como se diz uma semente
                                    uma pedra 
                               um pedaço de sol
            Dizer o nome como se diz um arco-irís 
                           um temporal uma ilha
                              de água luz e coral
Roseana Murray








Carolina
Caro
C ..olina
 .aro ....
Car. l ..a
 ....   lina
.....    i. a
. a ... i ..
C. r.. i na
. a .. . . na




Onde se esconde Carla?
-Na colina.
Com Carla na colina.
Onde anda Ana?
-Na colina com Lina, Carla e Carolina.
Ah! Carolina,
Amiga de tantas meninas!
                                                                 Bartolomeu Campos de Queirós


























Quem é você?
-Alguém me perguntou.
E na hora de responder,
eu engasguei.
É claro que sei meu nome...
Mas será que dizer o nome basta?
Fiquei pensando.
Se dizer nome e sobrenome,
a cidade, a rua, a casa em que moro,
as pessoas podem até achar que me conhecem.
Só que não vão saber das coisas que eu penso.
Das comidas que eu gosto,
dos sonhos que eu tenho, 
dos segredos que eu não conto.
Não vão saber o principal...
Meu nome, meu endereço não dizem,
de verdade quem sou eu.
                                                                                                                                      Rosana Rios 













 Escrevemos nosso nome
 em alguns segundos,
 mas para construí-lo levamos um vida toda.
Diego C Maia








Nada deveria 
receber um nome
por medo
que esse mesmo nome
o transforme.

                                                                       Virgína Woolf




 Pedro é um nome que a gente conhece em muitas línguas: Pedro, Pierre, 
Pietro, Peter, Pether, Petrus.
Pedro pinta borboletas (...)
E você, 
tendo um amigo como  Pedro,  
que pinta borboletas, 
você terá também um coração
 cheio de domingo. 
No domingo não se precisa ver borboletas.
Basta ter o voo delas na lembrança,
 ou fazer bolas de sabão.  
Arco-íris também serve.

Bartolomeu Campos de Queirós











Teu nome, Maria Lúcia 
tem qualquer coisa que afaga 
Como uma lua macia
Brilhando a flor de uma vaga.
Parece um mau que marulha 
de manso sobre uma praia
tem o palor que irradia
a estrela quando desmaia.
É um doce nome de filha
É um belo nome de amada
Lembra um pedaço de ilha
Surgindo de madrugada. 
Tem um cheirinho de murta 
E é suave como a pelúcia
É acorde que nunca finda
É coisa por demais linda
Teu nome, Maria Lucia
Vinícios de Moraes





Algo é o nome do homem
coisa é o nome do homem
Homem é o nome do cara
Isso é o nome da coisa 
Cara é o nome da rosto
Fome é o nome do moço
Homem é o nome do troço
Osso é o nome do fóssil 
corpo é o nome do morto
Homem é o nome do outro
Arnaldo Antunes










Trabalho realizado pela Profª Karoline Borges Costa -
 1º ano A e B

Postagens mais visitadas