"a GRANDE questão"




“Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes.”

                                                                                               Paulo Freire




" A alma é essa coisa
 que nos pergunta se a alma existe."
Mário Quintana





“Eu não sei se alcançar a felicidade máxima…
…extasiar-se aí, e sentir que ela, apesar de superlativa, inda cresce, e reparar que inda pode crescer mais…
…isso é viver?”  
                                                                     Mario de Andrade




“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver 
...simplesmente, disse eu? 
Mas como é difícil!."
                                                                                                                         Mário Quintana
















                                                                                           
Me diz, por que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos 
que tomam conta de mim..."
                                                               Legião Urbana









"O correr da vida embrulha tudo.
A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

                                                                      João Guimarães Rosa









"Todos estão loucos, neste mundo?
Porque a cabeça da gente é uma só,
e as coisa que há e que estão para haver 
são demais de muitas,
Muito maiores diferentes, 
a gente tem a necessidade de aumentar
a cabeça para o total" 
                                                                      João Guimarães Rosa






"A ARTE existe porque a vida não basta!

                                                                                                                 Ferreira Gullar











Eu acho que eu não queria mesmo nada, de tanto que eu queria só tudo.Uma coisa, a coisa esta coisa: eu somente queria era - ficar sendo.
                  João Guimarães Rosa




"Para termos alguma garantia de termos a mesma opinião
a cerca de uma ideia particular, 
é preciso pelo menos que tenhamos tido sobre ela opiniões diferentes.
Se dois homens querem se entender verdadeiramente, tem primeiro que se contradizer.
A verdade é filha da discussão e não da simpatia."
                                                                                           Gaston Bachelard








"Sou um coração batendo no mundo..."

                                                                            Clarice Lispector





















"A vida é muito bonita. basta um beijo
 e a delicada engrenagem movimenta-se, 
uma necessidade cósmica nos protege."
                                                                                                                                                         Adélia Prado













"Uma parte de mim é todo mundo:
outra parte é ninguém: fundo sem fundo.
Uma parte de mim é multidão:
outra parte estranheza e solidão.
Uma parte de mim pesa pondera:
outra parte delira:
Uma parte de mim é só vertigem:
outra parte linguagem."
Ferreira Gullar

Viver é rasgar-se
é remendar-se 

                                                                         João Guimarães Rosa















O mais importante e bonito do mundo é isto: que as pessoas não estão sempre iguais,
 mas que elas vão sempre mudando."
                                                                  João Guimarães Rosa






"O maior apetite do homem é desejar ser.
Se os olhos vêem com amor o que não é:
tem ser."
Manoel de Barros





"Viver é etecetera." 
                                                     João Guimarães  Rosa



Trabalho realizado com os alunos do 5º ano A a partir da leitura do livro ''A Grande Questão'' de Wolf Erlbruch e da discussão sobre o que é a vida e os motivos da existência humana...   
 Fotos: Professora Bárbara SantAnna
                                

Postagens mais visitadas