Reunião dos Agrupamentos de 4 e 5 anos
Filosofia da Escola:
Propomos-nos a educar crianças para o exercício pleno da cidadania, com
espírito investigador e crítico, além de educar para a beleza e felicidade.
ROTINA:
4 e 5 anos “A” matutino
2ª e 6ª educação física
4ª natação
3ª música e coral
3ª e 5ª inglês
5ª dança
4 e 5 anos “B”
vespertino
2ª e 6ª educação física
4ª natação
3ª música e coral
3ª e 5ª inglês
5ª dança
Projetos:
1.”Ser feliz? Que lugar é esse”?
2.”Para onde a gente cresce”?
3.Vale quanto pesa?
4. A nossa casa até parece um ninho!
5.Como dizer em letras vozes e gestos?
2.”Para onde a gente cresce”?
3.Vale quanto pesa?
4. A nossa casa até parece um ninho!
5.Como dizer em letras vozes e gestos?
ATIVIDADES:
GOIÂNIA,
____DE _____________________ DE 2013
PROFESSORA: __________________________
PROFESSORA: __________________________
ALUNO (A):
______________________________
PROJETO: ”SER FELIZ? QUE LUGAR É ESSE?”
1. CONVIDE O PAPAI PARA VISITAR COM
VOCÊ O BLOG DA ESCOLA ESPAÇO CRIATIVO: “omelhorlugareserfeliz.blogspot.com.br”.
FLOREIE AS
NOSSAS PÁGINAS VIRTUAIS, CONHEÇA E SE RECONHEÇA NAS FOTOGRAFIAS, TEXTOS E
ATIVIDADES. ABAIXO DE CADA RELATÓRIO HÁ UM ESPAÇO PARA VOCÊ E FAMILIARES
DEIXAREM COMENTÁRIOS...
1.1. NO
VERSO DA FOLHA, RELATE COM SUAS PALAVRAS, A IMAGEM OU O TEXTO QUE LHE FEZ
ARRANCAR SORRISOS LARGOS, QUE LHE FEZ SENTIR PARTE INTEGRANTE DESSA HISTÓRIA.
VOCÊ ESCREVE E O PAPAI TRANSCREVE.
GOIÂNIA, ____DE _____________________ DE 2013
PROFESSORA:
______________________________________
ALUNO (A):
_______________________________________
PROJETO: “SER
FELIZ? QUE LUGAR É ESSE?”
“QUANDO LEMBRO DO ESPAÇO CRIATIVO,
VEJO CORES...
NO CHÃO, NA PAREDES...
FOI
PERÍODO MAIS COLORIDO DA MINHA VIDA!
EU APROVEITEI O MÁXIMO,
APRENDI
O QUE TINHA PARA APRENDER E DIVERTI MUITO...”
(MARIAH DE OLIVEIRA BUCHMEIER, 15 ANOS -
ESTUDOU NA ESCOLA ESPAÇO CRIATIVO DE
1.999 ATÉ 2008)
1. A ESCOLA É O LUGAR ONDE A VIDA ACONTECE.
DENTRO DESSES MUROS COLORIDOS MORA A
ALEGRIA E, A CADA FINAL DE MANHÃ OU TARDE, SAÍMOS DAQUI MELHORES E
MAIORES...
LEIA, NA
COMPANHIA DE FAMILIARES, A REVISTA “ANUÊ”, QUE FOI PRODUZIDA PARA MOSTRAR EM
LETRAS GRANDES UM POUCO DO MUITO QUE FAZEMOS AQUI. EM SEGUIDA, REGISTRE A
REPORTAGEM QUE MAIS LHE AGRADOU, A ATIVIDADE QUE VOCÊ GOSTARIA DE VIVER OU
REVIVER DURANTE O ANO DE 2013.
O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR?
“Caminhos não há
Mas os pés na grama os inventarão”
Ferreira Gular
E o que dizer do “hábito” de estudo,palavra que encabeça
uma lista que traz no topo ações como escovar dentes, lavar as mãos antes das
refeições e banhar-se todos os dias? Estudar e ler são funções bem mais
complexas e elevadas do que as citadas e, por conseguinte, não merecem
partilhar a mesma lista. Estudar e ler são direitos e paixões, não hábitos.
Hábitos são ações mecânicas que se repetem a intervalos regulares e que não
requerem do autor praticamente nenhum grau de empenho ou de consciência e
cuidado. Hábitos se fazem pela repetição mecanizada. Estudar e ler se
desenvolvem pelo desejo e pelo prazer do conhecimento. São processos bastante
diferentes e deveriam requerer estratégias igualmente diferentes.
Fotos: Profª Bárbara Sant´Anna Miguel
A tarefa de casa é mais uma possibilidade de ampliar
espaços para que o aluno seja construtor do saber. As tarefas propostas para o
aluno devem estar a serviço do desenvolvimento da autoria, ou seja, essas
tarefas devem ser, sobretudo, oportunidades de estimulo à própria produção.
A tarefa de casa deve ser instigante e significativa. Assim, ao longo de todo o ano letivo, o aluno terá tido a oportunidade de fazer brotar uma farta e caudalosa “produção”. Dessa forma, assumirá cada vez mais a posição de produtor de conhecimento.
A tarefa de casa deve ser instigante e significativa. Assim, ao longo de todo o ano letivo, o aluno terá tido a oportunidade de fazer brotar uma farta e caudalosa “produção”. Dessa forma, assumirá cada vez mais a posição de produtor de conhecimento.
"O homem é do tamanho do seu sonho..."
A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."
" Toda alma é uma música que toca..."
Fotos: Profª Bárbara Sant´Anna Miguel