Reunião dos Agrupamentos de 2 e 3 anos - 2013




Filosofia da Escola:

Propomos-nos a educar crianças para o exercício pleno da cidadania, com espírito investigador e crítico, além de educar para a beleza e felicidade.




Rotina
 dos agrupamentos de 2 e 3 anos



        2 anos “A” matutino:



 2ª e 5ª educação física
 4ª natação
 3ª música e coral
 3ª e 5ª inglês
 5ª dança




3 anos “A” matutino:

      3ª e 5ª educação física
       4ª natação
3ª música e coral
3ª e 5ª inglês
5ª  dança





2  e 3 anos “B” vespertino:

   2ª e 6ª educação física
4ª natação
3ª música e coral
3ª e 5ª inglês
5ª dança








Para que as crianças possam aprender e gerenciar suas ações e julgamentos conforme princípios outros que não o da simples obediência, e para que possam ter noção da importância da reciprocidade e da cooperação numa sociedade que se propõe a atender o bem comum, é preciso que exercitem o autogoverno, usufruindo de gradativa independência para agir, tendo condições de escolher e tomar decisões, partido de estabelecimento de regras e sanções.





Projetos:
1.”Ser feliz? Que lugar é esse”?
2.”Para onde a gente cresce”?
3.Vale quanto pesa?
4. A nossa casa até parece um ninho!
5.Como dizer em letras vozes e gestos?


Atividades:


    GOIÂNIA, ____DE _____________________ DE 2013
    PROFESSORA: ______________________________________
    ALUNO (A): _______________________________________ 



                PROJETO: ”SER FELIZ? QUE LUGAR É ESSE?”




       1. AQUI, NO ESPAÇO CRIATIVO, SÃO MUITOS OS QUE TRABALHAM. CADA UM COM UMA FUNÇÃO MUITO IMPORTANTE PARA FAZER DESSE ESPAÇO UM LUGAR DE ALEGRIA. TODOS SÃO GRANDES E FORTES NOS SEUS FAZERES. ESCOLHA UM DELES PARA BEM GOSTAR E O DESENHE. DEPOIS, COMO VOCÊ CONSEGUIR, ESCREVA O  NOME DA PESSOA ESCOLHIDA.



                                  


 GOIÂNIA, ____DE _____________________ DE 2013
 PROFESSORA: ______________________________________
 ALUNO (A): _______________________________________ 

      

                                          ATIVIDADE EXTRA




1. VOCÊ SABIA QUE O FAZ DE CONTA PODE LEVAR A GENTE PARA MORAR DENTRO DE UMA ALEGRIA? NA FANTASIA PODEMOS EXPERIMENTAR SER BAILARINA, PALHAÇO, DOMADOR DE LEÕES OU TER ASAS DE PASSARINHO.
         DAÍ, INVENTARAM O CARNAVAL. ESSA FOLIA ACONTECEU HÁ MUITO,         VEIO NUM BARCO PORTUGUÊS PARA O BRASIL E SE TRANSFORMOU EM UM ESPETÁCULO DE COR, MÚSICA E RITMO. E VOCÊ, GOSTA DE CARNAVAL? QUE FANTASIA DESEJA USAR NESSA FESTA? FAÇA SUA RESPOSTA USANDO LETRAS E DESENHOS.






O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR?



Não exagere nas recomendações nem nas perguntas.



Busque o apoio da escola para observar a criança e tirar dúvidas.


Quanto mais a família está segura e confiante melhor é adaptação da criança!


Não antecipe problemas pelos quais a criança ainda não passou.

Seja pontual na hora da entrada, para evitar estresse e, da saída, para que a criança não se sinta abandonada.




Deixe mudanças radicais de rotina, tipo tirar a mamadeira, para outro momento.
Uma coisa de cada vez.

Não ofereça prêmios pelos dias em que ela não chorou.


Quanto ao material  individual:
copo
toalha
fraldas
mamadeira
  roupas para troca
inclusive para frio
sacos plásticos para roupa suja


“Educar é mostrar a vida a quem nunca a viu.”


 “É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo...”


                                                                                                 Fotos: Profª Bárbara Sant´Anna Miguel

Postagens mais visitadas