Circuito Científico Cultural - O MUSEU É O MUNDO
"É através dos nossos olhos
que entramos em contato
com as belezas do mundo."
Renovando a tradição de
encerrarmos o ano escolar em grande estilo, realizamos um Circuito Científico e
Cultural reunindo numa grande mostra trabalhos e projetos desenvolvidos pelas
crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
"Um parangolé" - Agrupamentos de 2 e 3 anos
Quem participa vira objeto de arte - Tudo acontece em meio a dança de tecidos coloridos, corpos e muito samba!
Panos coloridos emendados pela alegria!
As cores se movimentam no espaço junto com a música, meninos e meninas...
Memorial da Infância - Agrupamento de 3 anos A e B
"A verdadeira felicidade
está na própria casa
entre as alegrias da família"
Léon Tolstoi
"Vamos fazer o neném dormir, vamos?"
Leonora- Agrupamento de 2 anos
"Roda mais alto Prô, eu quero voar!"
Gabriel - Agrupamento de 2 anos
"Vamos voar, vamos Sofia?!"
Cecília - Agrupamento de 2 anos
O circuito foi fruto de todo um trabalho que uniu ciência e arte, pois como é corrente entre nós, acreditamos que a educação pela pesquisa e pela arte são as especificidades mais próprias da educação escolar e de fundamental importância no processo de formação da competência histórica humana.
" O seu olhar lá fora, o seu olhar no céu,
o seu olhar demora, o seu olhar no meu,
o seu olhar melhora o meu..."
Vamos olhar até gastar?!
Não vês que o olho abraça a beleza, o mundo inteiro?
"Bicho, Bicho" - Agrupamento de 4 Anos
"O desvelar dos signos" - Agrupamento de 5 Anos e 1° Ano
Para nós, essas atividades mostraram que as ideias são visíveis, audíveis e táteis, e podem refletir emoções. E nesse rumo esse CIRCUITO CIENTIFICO-CULTURAL também ressoou que a variedade das expressões artísticas está em relação a variedade de concepções que os indivíduos têm sobre o que são as coisas. Assim, as obras artísticas se transformaram em objetos que nos levaram a refletir sobre as formas de pensamento da cultura na qual se produzem.
Materialização da "Cidade e suas Margens".
"Minha mãe cantava muito bonito, ela era soprano. Quando a
dor era muito forte, quando a dor pesava muito, sabíamos que a morfina não era
suficiente, a minha mãe cantava. Ela cantava umas cantigas de Carlos Gomes. A
voz dela atravessava a casa e o quintal. Então, a gente sabia que ela estava
com muita dor. Outro dia, estava pensando que eu também, quando dói muito,
escrevo. É a mesma coisa."
Bartolomeu Campos de Queirós
"Eunice era minha babá. Ela
cuidou de mim desde que nasci. Quando tinha medo durante a noite, eu fugia para
a sua cama. Quando criança meu sonho era ser negra como a Eunice."
Roseana
Murray
está na própria casa
entre as alegrias da família"
Léon Tolstoi
"Vamos fazer o neném dormir, vamos?"
Leonora- Agrupamento de 2 anos
"Roda mais alto Prô, eu quero voar!"
Gabriel - Agrupamento de 2 anos
"Vamos voar, vamos Sofia?!"
Cecília - Agrupamento de 2 anos
"Vacas comem "capinhos" eu já vi lá na fazenda do meu pai."
Vitória- Agrupamento de 2 anos
"Dentro da barriga da mamãe tinha cheiro de terra."
Heitor - Agrupamento de 3 anos
"Dentro da barriga da mamãe era vermelho, verde, azul."
Maria Clara - Agrupamento de 3 anosO circuito foi fruto de todo um trabalho que uniu ciência e arte, pois como é corrente entre nós, acreditamos que a educação pela pesquisa e pela arte são as especificidades mais próprias da educação escolar e de fundamental importância no processo de formação da competência histórica humana.
"Luz dos olhos" - Agrupamento de 4 e 5 anos
" O seu olhar lá fora, o seu olhar no céu,
o seu olhar demora, o seu olhar no meu,
o seu olhar melhora o meu..."
Não vês que o olho abraça a beleza, o mundo inteiro?
"Bicho, Bicho" - Agrupamento de 4 Anos
"O desvelar dos signos" - Agrupamento de 5 Anos e 1° Ano
Para nós, essas atividades mostraram que as ideias são visíveis, audíveis e táteis, e podem refletir emoções. E nesse rumo esse CIRCUITO CIENTIFICO-CULTURAL também ressoou que a variedade das expressões artísticas está em relação a variedade de concepções que os indivíduos têm sobre o que são as coisas. Assim, as obras artísticas se transformaram em objetos que nos levaram a refletir sobre as formas de pensamento da cultura na qual se produzem.
"Tempo de voo"- 1º ano A e B
"Só existe um tempo: o tempo vivo..."
"Urbanóide" - 3º Ano A e B.
"Alcançamos a PERIFERIA com a nossa Arte!''
"Arte não é a verdade, é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade..."
Foi um exercício do olhar. Poesia, esquetes teatrais, projetos científicos. Desfrutamos tudo, juntos com as crianças, entendendo os resultados como parte de um processo vivido e experimentado por elas.
"O Corpo" - 5 Ano A e B
"O corpo existe e pode ser pego...''
"É suficientemente opaco para que se possa vê-lo..."
"O Corpo" - 5 Ano A e B
"O corpo existe e pode ser pego...''
"É suficientemente opaco para que se possa vê-lo..."
"O corpo existe porque foi feito...''
"Se ficar olhando anos você pode ver crescer o cabelo."
"RECEITA DE OLHAR
Nas primeiras horas da manhã
desamarre o olhar
deixe que se derrame
sobre todas as coisas belas
o mundo é sempre novo
e a terra dança e acorda
em acordes de sol
faça do seu olhar imensa caravela"
Roseana Murray
'' No Mistério do Sem Fim...'' - 4º ano B
"As crianças sabem, mas quem cresceu tem que reaprender: Quando nossos olhos são educados para olhar, nossa alegria aumenta."
“O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto.
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do mundo...”
Nosso olhar ganhou profundidade e largueza, foi um olhar
para a vida em sociedade, olhar cultural, um rico momento de fruição do ser e
do saber, em que todos os envolvidos foram acrescidos não apenas em
conhecimento, mas também em sensibilidade.
Uma bela manhã, do olhar e viver!
FOTOS: PROFESSORA BÁRBARA SANT'ANNA.