percursos...



Os outros lugares são espelhos em negativo. O viajante reconhece o pouco que é seu

descobrindo o muito que não teve e o que não terá.

Ítalo Calvino





Quem somos? Como nos reconhecemos? Fazer-nos essas perguntas evocam tentativas de nos reconhecermos, reconhecermos o outro e o mundo a nossa volta.
 










Por essência e inevitavelmente todo ser humano é multicultural. Ou seja: somos tudo aquilo que vivemos.





Historicamente vamos constituindo-nos nas paisagens múltiplas e diversas, ondulantes e plurais dos contextos sociais por onde passamos.



Somos na medida em que nos enriquecemos por dilatações do "eu" nos diferentes espaços de convivência social.  Assim o tórax, o útero, a boca, o estomago, o sexo e o coração se dilatam e se preenchem: de dança, de canções, de vida, de vinho, de prazeres, do outro, de dores e de alegrias, de música e de poesia.




O estiramento aumenta na medida da nossa educação e cultura. Somos costurados com tecidos elásticos, e esse aprendizado  transforma o nosso corpo em um ser maior e mais bonito.




Daí o motivo para todos os anos realizarmos nossa Festa de Cultura Popular, daí o porquê das nossas escolhas em proporcionar aos nossos meninos e meninas experiências múltiplas, diversas e plurais; para que assim possam decidir sobre as suas próprias identidades. Para que possam se fazer numa atmosfera democrática e aberta, que não censura e nem coíbe as possibilidades.




Esse ano, o nosso convite foi para um passeio pelas terras e pelas coisas goianas.











O projeto se alargou num desafio a desconstrução de estereótipos e como provocação à reconstrução de nós mesmos, maiores, mais ricos, mais repletos de respeito, de permeabilidade e de alteridade.



Imersos na cultura goiana, abrimos espaço para o diálogo, para o conhecimento e o reconhecimento de nós mesmos enquanto goianos e brasileiros.







Nesses percursos, o que encontramos, mais do que diferenças, fomos nós mesmos, totalmente seduzidos pela nossa goianidade!






Cristina Moraes, Diretora Pedagógica
Fotos: Profª Bárbara Sant´Anna Miguel

Postagens mais visitadas