Pesquisa

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 3 de março de 2016

Judiciário em ação

"Agora eu era o rei
Era o bedel e era também juiz
E pela minha lei
A gente era obrigado a ser feliz..."
Chico Buarque



Sabemos que o 4º Ano é responsável por legislar e, também, atua como fiscal judiciário em nossa Aldeia. Na sociedade, as leis apresentam-se de diversas formas, sejam leis éticas, leis sociais ou leis naturais. As leis éticas quando prescrevem atos normativos (formas de conduta) assumem o nome de norma. 



Assim, os códigos configuram uma reunião de leis, de normas de conduta. O objetivo do código é estabelecer princípios que deverão ser observados pela comunidade participante, com  a finalidade de propiciar o  bem comum , observando aspectos éticos e morais. Para que seja realmente possível melhorar a vida na escola e em todo o planeta, é necessário cultivar valores como a ética, o respeito, a integridade... Então, com  o intuito de reforçar nosso compromisso com a convivência feliz, revisamos nossos direitos e deveres. 


Convocamos todo o Ensino Fundamental para uma reunião no Teatro “Flor do Cajueiro” e juntos lemos e relembramos o “Código de Conduta da nossa Aldeia”. Trocamos ideias sobre a real necessidade da cada regra, refletimos sobre sua funcionalidade no ano de 2015 e o reorganizamos para 2016. Foi uma bela manhã  onde vivemos harmoniosamente nossa cidadania.


"Eu  me senti uma juíza lendo o Código. Foi importante para nós porque pudemos dar sugestões para as emendas ou suprimir  artigos que não tinham mais necessidade."
(Anna Júlia, 4º Ano A)


"Foi uma experiência que vai ficar para sempre. Não são todas as escolas que deixam os alunos criarem regras ou tomarem uma decisão."
(Júlia Serradela, 4º Ano A)





"Eu falei, escutei, concordei, discordei e aprendi."
 (Heloisa, 4º Ano A)



"Isso ajuda a escola a ser um lugar melhor para todos."
(Davi, 4º Ano A)




"O Código nos ajuda a viver em comunidade e revisá-lo foi muito importante.  Estar em uma mesa diretiva foi muito legal, eu me senti uma juíza em um congresso de verdade."
 (Olívia, 4º Ano A)



"Fizemos uma mesa diretiva para a leitura do Código de Conduta. Agora os alunos novatos vão saber mais da nossa escola."
(Gabriel Marques, 4º Ano A)





"Todos precisam ficar informados sobre o Código de Conduta da Escola Espaço Criativo."
 ( Maria Eduarda, 4º Ano A)



"Achei muito interessante participar dessa assembleia."
 ( Arthur, 4º Ano A)




"Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas opiniões."                                                                                                                 
(Liz, 4º Ano A)


"Fomos transformando o que falávamos em leis."
( Murilo Uchôa, 4º Ano A)




"A mesa diretiva possibilitou que discutíssemos novas emendas ou suprimíssemos artigos, a partir disso, podemos construir uma Aldeia melhor. Acredito que temos que ter leis para ganharmos liberdade."
(Ana Luísa, 4º Ano A)