Pesquisa

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

A alegria e a força dos recomeços...

"E recomeçar é doloroso.
 Faz-se necessário investigar novas verdades, adequar novos valores e conceitos. 
Não cabe reconstruir duas vezes mesma vida numa só existência."
Marina Silva


Os mestres da Aldeia


O início, o despertar da organização de todas as expectativas criadas durante meses. O clarear dos anseios, a direção para o caminho pensado se é ou não o correto. A troca com o outro voluntária ou sem percebe-la, o conhecimento adquirido através dela. O aprender apenas em ouvir e perceber que é o que acredita e até acreditar que está no caminho certo.
Manhã que se foi tão rápida e deixou novos anseios e inquietações que espero serem saciadas no decorrer de novas manhãs.
Professora Hérica

                   


"Sempre que participamos das dinâmicas com os professores Alexandre e Marcos nos divertimos muito e descobrimos que várias coisas não desenvolvemos na infância " 
Professora Lethícia 


"Confio que 2016 será um ano muito construtivo e feliz para todos do Espaço Criativo" 
Professora Beatriz



"Meu primeiro contato com a escola Espaço Criativo foi uma mistura de sentimentos (medo, ansiedade, curiosidade). Percebi que a metodologia utilizada é totalmente diferente do que eu já vivenciei tanto como aluna, como quanto educadora e confesso ter ficado maravilhada, queria eu ter estudado em uma escola assim e também gostaria que todos tivessem. 
A escola trabalha com a construção do conhecimento e não só com a transmissão, uma cópia ou simples repetição. Só com a fala dos profissionais pude perceber que as crianças que aqui estudam possuem uma capacidade intelectual superior ao que se vê por aí e que esta escola é capaz de formar excelentes profissionais em qualquer área.
Vi que trabalhar nessa escola é aprender constantemente, é uma evolução diária "
Professora Amanda




"Pra mim foi muito bom e um aprendizado muito grande, fazer esse curso de capacitação. É gratificante estar aqui hoje, aprender coisas novas e estar com pessoas maravilhosas."
Professora Vanderléia



"A preocupação em se formar cidadões para a vida embasados na arte, literatura, música e princípios que partem de uma cultura de sustentabilidade, não são tão comuns de se ver. Me sinto imensamente feliz de poder estar participando desse momento que muito tem a acrescentar na minha vida profissional."
Professora Isabela

Oficina de Relatórios

"Retornar à escola, rever os amigos e os novos amigos que chegaram à nossa Aldeia, me deixa sem dúvida alegre e preparada para mais um ano, cheio de alegrias, anseios instigações, persistências, aprendizagens e muito crescimento."
Professora Bianca

Palestra "A influência da música no enriquecimento do arcabouço simbólico da criança",
com Isabella Castro, mestre pela UNB, professora, psicanalista e mãe.

"Ser livre para buscar conhecimento, formar identidade (s), se tornar um coletivo ao mesmo tempo que singular. Ser livre para ser criança, ser adulto, professor e/ou aluno."
Professor Rodrigo

Palestra "Etiqueta Profissional"
com Professora Adelita Costa, Relações Públicas, professora e pesquisadora.

"Acredito que neste ano de 2016, o Projeto Arte - Música abrirá ainda mais espaço para trabalharmos de forma interdisciplinar a Matemática, lembrando de Pitágoras e a criação das escalas para o invento dos instrumentos musicais, arranjos musicais complexos que geram melodias lindas."
Professora Juliany




O que antecede à uma primeira reunião como professora regente em uma escola tão encantadora, fez com que meu coração batesse mais rápido, meu sono desaparecesse e meu olhar mudasse nessa manhã! Então observei calada, cada fala, cada gesto de cada pessoa que aqui estava e relaxei, fiquei tranquila. Brinquei, sorri, me movimentei e então aprendi!
Aprendi que cada um aqui é um ser único, com suas particularidades e que a escola é única, que aceita cada profissional, aluno, com muito amor, carinho, afeto. E assim termino minha manhã contente por estar em um lugar que me ajuda a ver, ouvir e sentir o que há de mais bonito no mundo! 
Professora Nathalya


"Todo início traz um frio na barriga. E isso é bom!"
Professora Neurides


"Identifico-me com as falas da Cristina, no sentido de que é necessária autonomia em nós antes que ela seja dissolvida com os demais que nos acompanham em nossa breve passagem pela humanidade, e que possamos soltar as amarras que nos detêm de avanços e voos mais altos. Indo onde ninguém jamais esteve, mas todos sempre quiseram estar."
Professor Sávio


Os depoimentos acima foram recolhidos durante o Curso de Capacitação para Educadores deste ano. 

O curso trouxe para nossas rodas discussões e conhecimentos sobre o desenvolvimento humano físico e psíquico, sobre a música (que será tema do nosso Projeto Arte) e sobre etiqueta profissional. Muito aprendemos e, percebemos que muito ainda deve ser desmembrado! A semana que antecedeu as aulas foi um "despertar" para o real e profundo significado dos educadores na vida de cada criança.

"Educação não é encher um balde, mas acender uma chama"
William Butler Yeats