Pesquisa

Resultados da pesquisa

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Ilustrar é desenhar histórias

"... a fidelidade ao texto  não está no culto ou no estilo deificado do ilustrador, 
e sim na impessoalidade sincera e profissional da procura da verdade 
de cada palavra, de cada frase, de cada sílaba, de cada letra do escritor."
Rui de Oliveira

Inseridos no mundo da leitura, tivemos em diversas obras a atenção fisgada pelas ilustrações. Imagens que se uniram a palavras para contarem uma história, ou apenas traços e cores  narrando toda  a trama... Uma verdadeira festa para o olhar!!

Foram muitos os ilustradores que encheram nossos olhos e  impregnaram de beleza nossa imaginação: Ronaldo Fraga, Renato Mariconi, Rui de Oliveira, Roger Mello, Odiolon Moraes e André Neves. Ao final ainda tivemos a felicidade de conhecer em todas as cores, um dos mais queridos, André Neves!

André Neves nos falou sobre como tudo começou, sobre a diferença entre desenho e ilustração, sobre as inspirações, sobre a alegria de contar histórias e a sabedoria de ouvi-las no silêncio, na relação íntima que o leitor constrói com seu livro.



"Hoje nós conhecemos o ilustrador do livro que estamos trabalhando, ele se chama André Neves! Ele disse que nasceu em Recife e hoje mora em Porto Alegre. Ele falou o que é desenho e o que é ilustração. Disse que o desenho já está pronto e que a ilustração conta uma história." Gabriel Fonseca, 2º ano.


"André Neves quando era criança era ser um Super Herói e a irmã dele queria ser uma sereia [...] ele também disse que  teve sorte em ser filho de professor e  também mostrou a diferença de desenhar e ilustrar." Anna Catarina, 2º ano.


"André disse que "como se alma, ilustração fosse"." Helena, 2º ano.

O ilustrador, cheio de sotaque e prêmios, encheu de novos saberes nossas crianças criativas!
Uma das mais importantes lições foi:

 "...não é preciso mais desenhar as coisas como as coisas são. A gente tem que desenhar diferente, como a gente gosta de ver, de imaginar."

Fernanda Mikulaschek, 2º ano

Isabela de Paula, 4º ano


Veja no vídeo abaixo como foi o encontro com o ilustrador e autor de muitos dos livros adotados por nós!