Pesquisa

Resultados da pesquisa

quarta-feira, 3 de junho de 2015

História, brincadeira e sustentabilidade.

“A preocupação com a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida tornou-se algo cotidiano e a Educação Ambiental se apresenta como um campo de estudos preocupado com a formação de pessoas conscientes do planeta em que vivem. Quando trabalhamos a Educação Ambiental, não significa que devemos apenas falar sobre meio ambiente, mas sim abordar as complexas relações de interdependência entre os diversos elementos da natureza – da qual fazemos parte e somos capazes de conhecer e transformar – assim como, também, é preciso entender que nós não nos relacionamos com a natureza apenas como indivíduos, mas principalmente por meio do trabalho e de outras práticas sociais e que, portanto, as relações de todos nós com ela têm dimensões econômicas, políticas e éticas.” (texto do nosso site)


E foi em prol de uma Educação Ambiental mais efetiva e prática que fomos com as crianças do 2º Ano até o IPEC, uma fazenda completamente sustentável que fica em Pirenópolis-GO. A experiência foi valiosa, os meninos estiveram em contato íntimo com a natureza, conheceram cavernas com pinturas rupestres, descobriram um tijolo ecologicamente correto, um banheiro seco... entenderam as necessidades de cuidado com a natureza e importância da reciclagem. E além dos aprendizados sobre o meio ambiente, conheceram a linda cidade histórica de Pirenópolis e claro, se divertiram muito!







"Em Pirenópolis, fomos no IPEC: Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado.
O IPEC é uma fazenda sustentável que contém um parque sustentável, um banheiro seco, horta, patos, cúpulas feitas de adobe: um tijolo ecologicamente correto. tijolo feito de palha, barro e areia.
Nós fomos em um restaurante, mas o Vítor disse que a comida "não era das melhores".
A importância do passeio é para saber o que é sustentabilidade." Henrique 2º ano










"Você sabe o que significa IPEC? Eu vou falar Instituto Permacultura Ecovilas do Cerrado[...]
A escola convidou a gente porque estamos trabalhando sobre sustentabilidade e eles também é sustentável. Vimos uma coisa feita por indígenas e dizem que quem tem ele na janela tem sonhos bons e dá sorte." Sara, 2º Ano






  
"IPEC, é super hiper sustentável." Tiago 2º Ano


Ivy ilustrou a travessia da ponte no IPEC.


Davi preferiu desenhar a igreja principal da cidade de Pirenópolis.


Nosso passeio foi fantástico! Pra conferir todas as fotos, acesse o álbum no facebook.

Fotos: Bárbara Miguel